quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A implantação da República

 E eis, o ansiado feriado, recuperado pelo atual governo, apelidado carinhosamente pela oposição como, geringonça.

Atualmente devia ser designado como: implantação da república dos bananas!

A verdade é que, volvido um ano, a geringonça continua a governar e cada vez com menos “linhas vermelhas” do que aquelas que inicialmente pareciam obstar a esta aliança.

Hoje é dia de grandes discursos. É dia de motivar a gentalha, incentivar a fé na mudança que tarda em chegar.

Hoje, tudo é saldo positivo, é dia de festa que é o que o povo mais gosta, é dia de não trabalhar (exceto para alguns), é dia de estar com a família (quem a tiver) é dia de encher as ruas de carros a circular a 30 km/h irritando quem leva pressa e não tem o dia para gastar.

Hoje é dia de manifestar a inércia política do país e a inércia de cada um dos transeuntes com quem me vou cruzar na rua e no trabalho.

Hoje é dia de comemorar um feito político de enorme importância, como não houve ou haverá outro. Nós somos um país que vive do passado e no passado e talvez seja essa a razão pela qual não evoluímos. Valorizar o passado sem modificar o presente, não nos garante o futuro que, desavergonhadamente nos prometem.

Uma história com 106 anos, sobre a qual, ano após ano, se escrevem rios de tinta, sem qualquer efeito no estado atual da governação portuguesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário